Data Analytics

Poucos e bons.

Quando começamos a pensar em Google Analytics, Funil, Co-hort parece que uma coisa puxa a outra e só conseguiremos ter conclusões e tomar decisões se tivermos 3 ferramentas de B.I; um especialista em app; outro cientista de dados e por ai vai… Não!

Principalmente nos estágios iniciais o que precisamos é de FOCO. Quais são os KPIs de produto que precisamos monitorar, somente os mais importantes. É muito fácil se perder no mundo de dados. E não é para ser assim.

Acessos únicos, totais, tempo de navegação, bounce rate, sources… são nos KPIs básicos que tomamos as principais decisões. Não adianta sofisticar sem dominar o básico. No early stage, focamos somente o básico.

Bons profissionais de dados (B.I) são cada vez mais difíceis de encontrar e consequentemente mais caros, mas o seu papel como Fundador; Product Owner é formular as perguntas certas e saber quais os dados precisa garantir para que as conclusões sejam tomadas. Priorização é a palavra mágica.

Saber ler os Sinais:

Sinais: Saber identificar quando algo não vai bem é saber ler os sinais. Quando você não se sente bem e começa a sentir frio, sua temperatura aumenta, sua disposição cai… estes são exemplos de sinais que sua tem algo errado com a sua saúde. Com os dados é a mesma coisa.

Como saber quais os dados monitorar e priorizar? Identificando os dados que mais impactam no seu objetivo.

Utilizamos 6 passos para conseguir analisar os dados de forma prática e objetiva:

  1. Qual é a pergunta que precisamos responder?

  2. Preparação: coletar os dados necessários para que a pergunta seja respondida.

  3. Processo: preparar os dados no seu dashboard ou na sua planilha para que não estejam tendenciosos.

  4. Analise: Insights e Highlights aparecem nesta fase: onde iremos atuar.

  5. Ação: resolução do problema identificado.

  6. Compartilhar: reinicie o loop para avaliação se o problema foi resolvido.

Está precisando de ajuda para coletar, priorizar, analisar ou interpretar seus dados? Vamos falar!