Marketing para Startup

View Original

Por onde começar a investir em marketing na minha startup.

Quando começar a investir em marketing e por onde começar a investir em marketing na startups são perguntas que o fundador precisa ter a resposta.

Quando começar a investir em marketing na minha startups?

Quando começar a investir em marketing e por onde começar a investir em marketing na startups são perguntas que o fundador precisa ter a resposta.

Quando começar a investir em marketing na minha startups?

Como regra, independente do segmento, é após o PMF - Product Market Fit - ou seja, após entendermos que o produto atende e resolve a dor de um target específico. E este momento só acontece após você validar o MVP - minimum value product - e este MVP estar sendo utilizado e recomendado pelos seus primeiros usuários. Como testar e realizar o Product Market Fit você encontra aqui. 

Chegou a hora de conquistar os primeiros clientes.  Por onde começar o meu marketing?

As opções vão desde uma divulgação dentro da nossa própria rede de relacionamentos até aproveitar contatos e oportunidades que surgem, como influenciadores digitais, parcerias com empresas e base de parceiros ou ainda um amigo que é muito bom de marketing digital e oferece seus serviços por um valor "camarada". Cuidado! É aí que começamos a dispersar a nossa energia e recursos, caindo nas "oportunidades" que aparecem no meio do caminho.

As ações listadas acima tem uma característica em comum, todas elas são ações que podem trazer, ou não trazer, resultados no curto prazo. Ou seja, caso a ação seja bem sucedida os seus usuários começam a aparecer no curto espaço de tempo, 24 horas, 48 horas, da mesma forma que eles podem não aparecer, e aí você perde todos os recursos e energia que colocou no planejamento, que pode ter durado, semanas e até meses. Você volta à estaca zero, buscando uma nova oportunidade.  

Mentalidade de longo prazo no marketing

Conseguir ter foco e mentalidade de médio e longo prazo ajuda a tomar decisões menos imediatistas e mais em linha com o momento da empresa.

Abaixo, seguem 3 critérios que devem ser levados em consideração na hora de decidir o seu investimento em marketing. 

  • ROI

  • Ciclo de vida da ação

  • Nível de complexidade de execução - recursos disponíveis e recursos mínimos necessários 

 

Seguindo estas 3 variáveis, listo abaixo o que considero o melhor caminho para startups em estágios iniciais e com poucos recursos financeiros e humanos disponíveis.  

São iniciativas de marketing que levam solidez e que “empilham retorno”, ou seja, possuem ciclo de vida longo.

 

Vamos lá!

SEO:

Após definir a sua persona/target é hora de otimizar a sua landing page para se tornar relevante nas buscas no Google. Ter um bom SEO representa muito, e se familiarizar com este conceito pode economizar muita grana na jornada de uma startup.  

Para gerar um bom SEO você precisa:

Blog: Os fundadores começam a gerar conteúdo relevante com base nas palavras chave com potencial. Além de ajudar e muito na aquisição de clientes, é uma ótima oportunidade de estudar o seu mercado e trazer inovação, e começar o caminho para se tornar uma autoridade no seu mercado.

Entender sobre H1 (Header 1): H1 é a primeira coisa que o google lê quando passa o robô no seu site. Ter um H1 bem feito é endereçar com o seu produto/serviço a busca específica que o seu target está fazendo.

Régua de Relacionamento:

Captar leads é só a ponta do iceberg. O que vai dizer se os leads que você captou tem ou não um custo interessante é a sua régua de relacionamento. 

O que é a régua de relacionamento com leads e clientes

É basicamente a forma, conteúdo, canais e frequência que você irá se relacionar com a sua base. A sua base será formada pelos: leads (potenciais clientes); clientes, e ex clientes (churn).  Esta pode ser uma segmentação inicial básica, depois ela evolui muito, mas é importante ser simples e factível, principalmente no início.

Canais de relacionamento:

Email marketing, whatsapp, chat bot são os mais comuns e dentro de cada um deles você pode ter inúmeras possibilidades, e testar muito quais os canais que melhor performam para cada estágio da sua base.

O que é o Copywrite?

O copy, como falamos no dia a dia, é a redação, textos que você vai utilizar nas suas ações. São normalmente chamadas curtas, títulos de email, e gatilhos de conversão.

O Copywrite é o maior desafio no marketing digital atual. Diante de tanta informação, a forma de atrair a atenção da sua audiência é através das chamadas iniciais. Título dos e-mails, Header e chamadas na sua landing page e CTAs - call to action. 

Uma boa régua de relacionamento é o melhor caminho para economizar muito dinheiro no seu marketing digital. Além de ajudar diretamente no seu CAC - custo de aquisição do cliente - e no LTV - life time value - do seu cliente, as duas métricas que vão te acompanhar eternamente no seu negócio.

3. Gerar Conteúdo:

Para ter um bom SEO e engajar a sua base na sua régua de relacionamento você precisa de conteúdo de qualidade. E ele vai turbinar os dois pontos acima. Ter na cultura do marketing da sua empresa a geração de conteúdo é um caminho para construir uma grande ativo. 

Conteúdo é uma maratona e não um sprint. 

Estão ao alcance de todos, hoje em dia, as ferramentas para criar excelentes conteúdos como: e-books, cursos rápidos on-line gratuitos ou pagos, infográficos e matérias. 

Resumo:

Resumindo tudo que vimos até aqui em uma palavra, a sugestão para você iniciar o seu marketing digital é: reputação. Construa a sua e colha os frutos durante a sua jornada. Ter a sua reputação e autoridade no seu meio vai te fazer sofrer menos com as oscilações de canais de marketing pago e te trará mais previsibilidade.

Estas três iniciativas são recomendadas para quem quer correr uma maratona e ir acumulando ativos durante o percurso.