StartUps - do MVP ao lançamento. O dilema de quando e como lançar a sua StartUp.

startup como lançar no mercado.

Conseguir tirar uma ideia do papel é uma das melhores sensações do empreendedor. É a primeira vitória em uma jornada que ainda vai começar. 

Quando podemos entender que a nossa StartUp foi lançada?

Ao publicar o seu MVP e os usuários começarem a ter contato com a sua solução, você pode dizer que sua startup está no ar.

Da concepção do MVP ao lançamento da sua StartUp.

A Decisão de lançar o produto é um momento crucial. E mesmo entre empreendedores mais experientes gera muitas dúvidas e muito vai e volta nas decisões.

Aqui alguns dos principais dilemas que enfrentamos nesta fase:

  • MVP: qual é realmente o meu produto mínimo viável?

  • Como lançar: qual a amostra ideal de usuários e qual o investimento em marketing que vou precisar.

  • Precificação e monetização: na fase de lançamento devemos buscar a monetização, ou ir 100% grátis e pegar feedbacks.

  • PMF: como vou avaliar se cheguei no PMF - Product Market Fit.

Muitos destes dilemas têm a resposta de acordo com o momento do empreendedor, tipo de empresa e setor que a startup está ou será inserida. Alguns setores, mais digitalizados e com players sólidos, não permitem lançamentos faseados, por partes ou com pouco investimento. Mas em geral, para o perfil do empreendedor independente que temos no Brasil, o lançamento em fases em busca do PMF - Product Market Fit é o mais recomendado.

Mas vamos por partes.

O que é o MVP? Minimum Product Viable ou Produto mínimo viável.

Em um conteúdo anterior lançado aqui no Blog já falamos que todo empreendedor é um Product Owner. Esta habilidade é o que tangibiliza o produto no início da jornada. Porém, é muito perigoso quando o empreendedor se apaixona pelo processo de construir o produto.

As features, funcionalidades da plataforma são em sua maioria exponenciais, ou seja, a cada feature nova pelo menos 10 novas possibilidades são geradas. 

Este é o processo iterativo, mas que em muitos casos tira o foco do principal problema que a startup pretende resolver. Por isso, a sugestão é realmente ter um produto que resolva 1 problema. Apenas isso.

E para isso, a construção do seu produto pode ser mais fácil e simples do que você imagina.

Para criar o meu MVP devo contratar um CTO?

Para responder esta pergunta é importante termos claro dois conceitos: Plataformas vs Tecnologia proprietária.

Contratar um CTO é a preocupação nº 1 para muitos founders para construção do MVP. Na minha visão os tempos mudaram. 

Hoje existem muitas tecnologias No-Code, em que o empreendedor consegue com algumas customizações colocar o seu produto (MVP) no ar.

O principal objetivo é validar a tese o quanto antes, e para isso muitas das features você só terá em uma tecnologia própria, não serão necessárias para validar a sua tese. Lembre-se disso!

Estamos vendo inúmeras Startups utilizando as plataformas No-Code, inclusive em estágios avançados, conseguindo rodadas Series A. 

O avanço da tecnologia segue a Lei de Moore desde 1976, ou seja, a cada 2 anos a tecnologia evolui 100% e o custo se mantém. Seguindo esta lógica, chegamos em um momento que o desenvolvimento de ecommerce, marketplaces, SaaS, plataformas de conteúdo, gestão de tarefas, construção de dashboards e analytics já não custam o que custavam a 6 ou 8 anos atrás. Estas soluções já estão disponíveis em código aberto.

Se a sua solução, não envolver alta tecnologia como: Inteligência Artificial, Blockchain, Metaverso ou alguma tecnologia mais recente e inovadora. Com certeza sua solução já está disponível em uma das plataformas No-Code.

Quando lançar o meu MVP?

Depois de ver como tirar a ideia do papel vem o dilema do timing do lançamento. 

Quando e como lançar. 

O número de novos empreendedores e o surgimento de novas startups, especialmente neste ano de 2022 é impressionante. Muitos setores ainda dominados por modelos tradicionais vêm estimulando a inovação e isto somado a "onda" dos jovens em abrir a própria startup, está multiplicando exponencialmente o nº de startups no mercado

Este ano, me chamou a atenção, o nº de empreendedores que levaram 6 meses, 1 ano, e até 2 anos desenvolvendo o seu MVP e pararam no momento do lançamento. 

A insegurança dos empreendedores neste momento de colocar o bloco na rua é muito comum, e vem se tornando um padrão.

Após a paixão pelo desenvolvimento do produto, colocá-lo na rua traz um sentimento dúbio que varia entre o entusiasmo e o medo.

Será que estou pronto? 

Preciso de mais dinheiro? 

Preciso de equipe? 

Vou conseguir ir sozinho ou apenas com o meu sócio?

Quando e como lançar a sua StartUp?

O primeiro ponto que aprendi é: tenha urgência e não pressa.

A urgência é o sentimento de que precisamos fazer acontecer e que as atividades não podem ser deixadas para amanhã, pois pode ser tarde demais. Diferente da pressa, em que pode levar a precipitação, a urgência nos faz entregar o que precisa ser feito em um prazo menor.  

Seu Marketing: Este é o momento de criar seus canais digitais e gerar conteúdo. Buscar tráfego orgânico com pouca ajuda de mídia paga e captar leads.

Se relacionar com estes Leads com qualidade e pessoalidade: emails pessoais, WhatsApp, Entrevistas e conversas. Uma oportunidade única e valiosa. É um momento único em que temos a oportunidade de nos relacionar com muita qualidade com os primeiros usuários. Colher este feedback e voltar ao início do ciclo de melhorias e proposta de valor.

A Contágio te ajuda a lançar a sua StartUp

Para nós aqui na Contágio, tirar a ideia do papel é um momento mágico.

Esta é a nossa especialidade com mais de 20 startups lançadas aqui dentro, muitas delas nem powerpoint tinham. quando chegaram e anos depois temos orgulho de ter contribuído nesta fase tão importante.

Nossa solução é pensada para dar segurança ao empreendedor e fazer com que ele saiba que tem a sua disposição um time preparado, capaz e com sentimento de fundador.

Se você quer ajuda no desenvolvimento do seu MVP ou lançar a sua startup, chama a gente!! Vamos bater um papo e tirar essa ideia do papel. 

Marcelo Monteiro

Sou empreendedor, fundei nos últimos 9 anos, 3 empresas de tecnologia, sendo a última o Apptite.com um marketplace de food delivery. Recebemos todos os principais reconhecimentos como aceleração pela 500 StartUps nos EUA, Endeavor São Paulo e KPMG Emerging Giants. Sócio Fundador e Board Member da Contágio.NET. Board Member Surfs Up Club.

https://www.linkedin.com/in/marcelo-monteiro-ctg0808520
Anterior
Anterior

O novo, velho, early stage.

Próximo
Próximo

Aumento do LTV - Life Time Value - através da estratégia de relacionamento com clientes.